segunda-feira, 30 de novembro de 2009

encerramento època


















Chegados a dezembro e com os campeonatos de XC terminados chegam-nos os convites das Associações de Ciclismo para as cerimonias de entrega de prémios.
A Associação de Ciclismo do Minho encerrou a época desportiva de 2009 com uma Gala realizada na tarde do dia 21 de Novembro no Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães. A Associação de Ciclismo do Porto irá realizar no próximo dia 12 dezembro num restaurante de V.N. Gaia a sua gala/jantar para premiar os melhores das várias vertentes de estrada e BTT.
Quanto a mim é mais um ano em que marco presença nestes dois eventos, pois apesar do pouco tempo que resta a este Veterano B para treinar (isto de ser pai, chefe familia e baby siter, não é fácil), lá terminei mais uma época positiva:

4º classificado Campeonato Regional Minho - Veteranos B
4º classificado Campeonato Regional Porto - Veteranos B
2º classificado Campeonato Inter-Freguesias Vila Conde-Federados
3º classificado Campeonato Inter-Freguesias Maia - Federados
5º classificado Maratona Terras do Egas - á Geral

Parabéns a todos estes organizadores, em especial á A.C. Porto, que com uma nova direcção elevou bem alto o nível do BTT-XC a norte, á margem do que já acontece há uns anos com as competições super disputadas da A.C. Minho.

Por tudo isto a moral continua em alta para a nova temporada... Venha daí o 2010 e um bom ano para todos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Calendário BTT 2010 da FPC

Já se encontra disponivel em http://www.uvp-fpc.pt/pagina_blocohome.php?id_pagina_blocohome_new=50&id_modalidade_new=1, o calendário de provas oficiais da Federação Portuguesa de Ciclismo. Desta vez para nosso contentamento, o Norte do país foi contemplado com várias provas das principais Taças Nacionais, desde cross country na Póvoa de Lanhoso, Moreira de Conegos e Tábua, até maratonas em Águeda e Valongo, esta com um organizador bem nosso conhecido, ( Associação Ciclismo Porto). Por isso vão-se preparando e desejo á nossa Federação que ultrapasse os graves problemas da crise de apoios e patrocinios que todo o desporto está a viver e consiga levar avante as respectivas datas e locais anunciados, assim como outros que ainda possam surgir, ou seja um ano de eventos em 2010 melhor do que este que finda...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

3ª MARATONA TERRAS DO EGAS




Realizou-se este domingo dia 15-11-2009 a 3ª edição da Maratona Terras do Egas em Paço de Sousa, bonita terra de Egas Moniz com o seu imponente mosteiro entre vários outros atractivos.


Quem marcou presença nesta maratona, além de ilustres ciclistas e bttistas de ocasião foi o S. PEDRO, pois foi debaixo de uma enorme tempestade, vocês devem-se lembrar desse fim de semana , pois foram poucos os que tiveram coragem de pedalar naquelas condições, que foi dada a partida para a 3ª edição onde alinharam cerca de 300 bravos corajosos riders, que trocaram o conforto do seu lar por uma manhã de vento, chuva , frio e muita, mesmo muita lama.

A organização esteve exemplar e desta vez optou por um trajecto de 2 voltas de 30Km para os participantes da maratona longa (64Km), e assim prego a fundo lá percurremos as inclinadas encostas de Paço de Sousa e freguesias adjacentes.
Quem já lá pedalou, como eu na 1ª edição, sabe que não é uma mx fácil, pois longas subidas, enormes penedos, estradões com vento lateral e 99% off road são ingredientes que não estão ao alcance de todos, principalmente aqueles que querem concluir os 64 Km num tempo razoável.
Eu que alinhei com mais dois colegas de equipa, Team GDAS - BICIVENDAS, coragem para o Luis Miguel, lá encaixei na dureza da prova e fui transpondo os obstáculos da montanha com maior ou menor dificuldade, mas no fim fiquei super satisfeito com o meu 5º LUGAR na maratona longa. E mais contente fiquei quando no pódio a organização nos presenteou com uma taça e um cheque para os 5 primeiros de cada distância.

O Grande vencedor foi o Grande "epic rider" João Marinho, o que me encheu de orgulho partilhar um pódio com este Mestre das ultra maratonas.
Nos 30Km Ruben Nunes, outro atleta habituado a grandes pódios foi quem mais brilhou. Também o meu colega de equipa Rui Babo teve uma excelente prestação com um óptimo 6º lugar na meia maratona. Como ele dizia no final, foi o primeiro do não premiados, parabéns Babo.
Aliás, o Team GDAS - BICIVENDAS este domingo jogou em duas frentes com o resto da equipa a viajar até Beselga, onde nos 25 Km o nosso Juvenil João Nogueira foi 1º classificado e Mário Rui Duarte foi 6º, impecável.
Quero dar os parabéns á organização que esteve excelente, com um percurso muito bem marcado, fica só aqui um conselho, a única zona de abastecimento deveria ter mais produtos ricos em glicèmia (doces), á ADV Paço Sousa, ao Município Penafiel que nos soube acolher e por fim parabéns aos 300 corajosos que alinharam á partida, dando muita côr e vida á região.

Podem consultar todas as classificações no site da prova em http://www.advps.org/

classificação 60Km
1º João Marinho Team bikezone/scott/ada 3h19
2º Vitor Santos Bikestore 3h22
3º Artur Lima C.S.Jum /Bikeseven 3h22
4º Manuel Martins Majorfe/ A. Rebordosa 3h28
5º Amândio Pinheiro Team GDAS/BICIVENDAS 3h42