quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Maia - Fátima




Para encerrar este periodo de verão, que tem brindado os amantes do ciclismo com um sol radioso, desencaminhei o meu colega de rides longas, o Quim, para uma ida a Fátima. E se bem pensamos, bem nos pusemos ao caminho. Desta vez supreendi o Quim com o trajecto escolhido, pois ao contrário dos ultimos anos, optei por endurecer um pouco a jornada indo pela EN1 (pela EN109 tem menos subidas). Lá saimos de casa ás 7h30 e passado 7h59 a pedalar e 221 km percorridos chegamos ao famoso santuário. Foi duro, começo a pensar que já estou velho para tantos km, mas com o objectivo focado na cabeça e sem incidentes, lá concluimos a ligação Maia - Fátima mais uma vez.
Fiquei satisfeito, pois pela primeira vez no mesmo verão consegui fazer o Caminho de Santiago e ir a Fátima
Um agradecimento especial ás nossas esposas e compadres, que nos proporcionaram o transporte de regresso, com direito a um leitão bem regado na Bairrada.

Caminho de Santiago




Foi uma dupla jornada épica este Caminho de Santiago "peregrinado" por mim com a ajuda de dois Grandes Amigos. A primeira jornada começou ao domingo, dia 15 agosto ás 7h30 da manhã no Castêlo da Maia e só terminou em Valença, passadas 6h20 a pedalar e 118 km percorridos.
De salientar as excelentes marcações (setas amarelas) que em todo o território Português (talvez por ser ano Jacobeo) estão mt bem marcadas e bem visiveis, mesmo para quem vai a acelarar.
Depois de uma noite reconfortante em Valença, no segundo dia ligamos Tui a Santiago de Compostela, num total de 130 km e 8h a pedalar. E com as nossas credênciais na mão (com poucos carimbos, diga-se, pois as paragens foram poucas) e um sorriso de satisfação nos lábios, lá fomos conquistar a nossa compostela.
Nota que eu já tinha feito anteriormente Porto - Santiago por estrada, mas nos miticos trilhos tem outro sabor.
Resumindo, foi SANTástico. Recomendo a todos os amantes do BTT e pedestrismo.
Um grande obrigado aos colegas da aventura...