quarta-feira, 1 de junho de 2011

Taça Regional Porto - Mandim, Barca



Um circuito bem diferente proporcionou autênticos “contra-relógios” sem momentos de descanso, com batalhas fantásticas em todas as categorias...

Neste ultimo fim-de-semana, 28 de Maio 2011, a freguesia de Barca, na cidade da Maia, foi a anfitriã do 1º XCO BARCA RADICAL 4ª Prova da Taça Regional XCO AC Porto.

Depois de uma prova aberta durante a manhã, para crianças e jovens, foi tempo de receber o “paddock” do regional da Associação de Ciclismo do Porto na prova organizada pelos GD Maiatos, com forte apoio da AC Porto e da Junta de Freguesia da Barca.
Um percurso muito plano a suscitar algumas dúvidas iniciais mas que rapidamente foram desfeitas: onde faltaram subidas e descidas, apareceram ritmos loucos, em todas as categorias, que transformaram os 3,6 kms do percurso muito bem elaborado, num misto de singles tracks, estradões muito rápidos e uma zona de meta magnífica com os stands das equipas mesmo ali, dando um excelente espectáculo a todos quantos saborearam a prova, incluindo os utentes do metro, pois o centro nevrálgico era em plena estação!

Antes do arranque de cada corrida, Foi feito um minuto de silêncio pelo desaparecimento de um grande homem do BTT Nacional, Manuel Ferreira (49 anos BTT Braguinhas) devido a acidente enquanto treinava. Um grande desportista e um grande Homem acarinhado por todos os companheiros e adversários de competição.

Vítor Santos (Tavola Bikestore Bifase) cimentou o seu domínio entre os Elites, realizando uma portentosa exibição, triunfando após duelo intenso com Rúben Nunes (Super Teste Associação. Desportiva). Nos juniores, foi reino de Hélder Pereira (Santa Cruz/Bicicastro), enquanto Mário Barroso (J.U.M. Marinhas) voltou a passear classe nos Cadetes.

Apesar de ser a um sábado, a Veterania marcou presença em grande número e numa prova muito rápida, lá consegui um 6º lugar entre os masters B, depois de fazer uma prova de trás para a frente, muito por culpa do arranque rapidíssimo dos homens que habitualmente marcam presença nos pódios nacionais. Foi óptimo, até porque cheguei muito próximo dos primeiros classificados, onde se sagrou vencedor António Sousa (Candy Bike) o líder da Taça de Portugal.

Esta prova XCO em Mandim, fica marcada para mim, pois além de ser na minha freguesia de nascença e de residência, conseguiu dinamizar um pacato lugar junto ao metro num verdadeiro festim do BTT nortenho, com um circuito que deu gozo trilhar e um paddoc que superou todas as expectativas.
Parabéns á direcção da Junta de Freguesia de Barca, (não só pelo BTT, mas também pelo excelente Barca Radical) ao GD Maiatos, Juventude Barcarense, AC Porto e a todos que persistiram para que fosse possível levar este evento avante.

Class. e fotos brevemente em www.acporto.org

Provas BTT XCO e XCM em Junho

11/6= Maratona Rompe Trilhos Vila Conde - Modivas
12/6= Taça Regional XCO Porto #5 - Travanca
12/6= Taça de Portugal XCM #3 - Manteigas
19/6= Taça de Portugal XCO #5 - Loulé
19/6= Taça Regional XCM Porto #2 - Mondim Basto
19/6= 2º Raid BTT Malhos Team - Laúndos (Póvoa)
26/6= Campeonato Regional Minho - Proselo (Valdevez)