domingo, 27 de março de 2011

Taça de Portugal XCO - Póvoa de Lanhoso



A segunda etapa da Taça de Portugal de cross country olímpico (XCO) – TMN Marietel, hoje disputada na pista do parque Diverlanhoso, Póvoa de Lanhoso, foi dominada pelos corredores estrangeiros. O grego Periklis Ilias (Selecção da Grécia) ganhou a corrida de elite masculina, ao passo que a japonesa Rie Katayama (Specialized Japão) venceu entre as mulheres e assumiu a liderança da geral. No sector masculino, é Tiago Ferreira (BTT Seia) quem comanda.

A corrida principal assistiu à hegemonia dos forasteiros, mas o betetistas lusos deram boa conta de si. Periklis Ilias revelou-se o mais forte, batendo ao sprint o polaco Piotr Brzozka (JBG-2 Professional MTB Team). O terceiro foi David Rosa (Swift/Carboom/Prototype), a oito segundos. A quinta posição, a 1m05s do vencedor, valeu a Tiago Ferreira a ascensão ao primeiro posto da Taça de Portugal de XCO – TMN Marietel.

A japonesa Rie Katayama não deu a menor hipótese às restantes corredoras. Cumpriu o percurso em 1h20m09s, deixando a estoniana Maaris Meier (Nissan Proshop Team) a 4m06s. A terceira foi Sandra Araújo (Aktive BTT Team), a 5m54s. Depois do segundo posto, há uma semana, nos Cucos, Katayama ascendeu ao comando da geral.

O melhor júnior também foi um ciclista estrangeiro, o espanhol Pablo Rodríguez (Action/Academia Postal/Granitos Milucho). O português José Gaspar (Maria da Fonte/Bikespace) foi o segundo e subiu ao primeiro posto da geral do troféu, uma vez que o anterior líder, José Pais (Casa do Povo da Retorta), não foi além da 12.ª posição. Em cadetes triunfou João Fernandes (BTT Loulé/Eafit/BPI), que subiu ao topo da geral, por troca com Samuel Dias (Róódinhas/Santos Silva), segundo na corrida e agora também na geral.

Sérgio Valente (Saertex/Bicicletas Lavarinhas) venceu em veteranos A, mas o líder é José Silva (Aktive BTT Team), segundo na pista da Diverlanhoso. António Sousa (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira) ganhou em veteranos B+C e reforçou a hegemonia na Taça.

Sem comentários:

Enviar um comentário